Quando, há algum tempo atrás (não especifico qualquer data por não querer passar por "ciberespacialmente" atrasado), li um artigo de jornal que falava da ploriferação dos "blogues" pessoais na comunidade de utilizadores da internet, confesso que subestimei o seu verdadeiro potencial. Pensei, na altura, que apenas quem, com mais ou menos frequência, se pronunciava na comunicação social sobre assuntos de indubitável interesse geral, encontraria espaço nestes novos serviços para um prolongamento da sua actividade literária, votando os mesmos a um nicho elitista de pequena ou média escala.
Não podia estar mais enganado!
Assisti, gradualmente, a uma explosão desenfreada de "novos-cronistas", uns mais dotados intelectualmente, outros com a sensibilidade de um tampo de madeira prensada, todos com liberdade plena de expressar o que bem entendessem, com a força e a perenidade que só a escrita pode imprimir! Fiquei particularmente desagradado com a quantidade de calúnias, obscenidades e impropérios de toda a espécie com que me deparei nestes espaços, repetidas uma e outra vez, testando ao limite a célebre reflexão de que uma mentira múltiplas vezes repetida, se poderia transformar em verdade.
Tudo isto me pôs a pensar na potencial colisão entre a liberdade de expressão de uns e a liberdade/integridade individual de outros, sem uma entidade reguladora (não lhe chamemos censura, porque ainda activa nos dias de hoje o complexo reptiliano a muita gente) que o possa arbitrar. Apesar de tudo, concluí que os prós superavam largamente os contras deste admirável mundo novo, e eis-me então, hoje, a aderir ao que espero não ser um impulso passageiro, mas o início de uma profícua relação com quem achar por bem partilhar comigo as aventuras e desventuras da humanidade no século vinte e um!
Um abraço,
2 comentários:
Os comentários que farei serão certamente mais simples que o texto apresentado, não porque me acho incapaz para o fazer, mas porque a objectividade é fruto da Engenharia!
Acho interessante que todos possamos ter um espaço de conversa e controvérsia...mas pessoalmente não sou muito utilizadora desta tecnologia para debates de ideias. "mesa redonda" e "cara a cara" continuam a ser a minha 1ªopção.
Mas estou pronta para a minha primeira experiência na blogosfera!
JONH 3:16
Pois...sendo assim podemos ambos concluir que o avanço tecnológico existe...e..mesmo tudo o que vem escrito nos livros não esta livre de sofrer alterações...Ai!!Falei bem não foi??Eh! Eh! Tava a brincar..Beijocas Raquel
Enviar um comentário